30 dezembro 2010
PM encontra maconha enterrada em cemitério
A Polícia Militar do Rio apreendeu 160 kg de maconha em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado. Apreensões foram feitas depois de denúncias anônimas.
No Cemitério do Caju, policiais militares do 8º Batalhão (Campos) encontraram cerca de 50 kg de maconha. A droga estava enterrada. Após escavações, encontraram os tabletes dentro de um recipiente plástico.
Em outro bairro, foram apreendidos cerca de 110 kg de maconha em um terreno baldio. A droga também estava enterrada.
No Cemitério do Caju, policiais militares do 8º Batalhão (Campos) encontraram cerca de 50 kg de maconha. A droga estava enterrada. Após escavações, encontraram os tabletes dentro de um recipiente plástico.
Em outro bairro, foram apreendidos cerca de 110 kg de maconha em um terreno baldio. A droga também estava enterrada.
R$ 1 bi mais cara, Transnordestina, enfim, avança
A cortina de poeira que se levanta com o vaivém frenético das máquinas e trabalhadores virou chamariz para os curiosos que passam pelo quilômetro 13,7 da rodovia CE-293, no Ceará. De carro ou a pé, eles não resistem à tentação de espiar a transformação do Cerrado, com toneladas de aço, cimento e pedra. "É a Transnordestina, uma obra bilionária que vai trazer muito dinheiro para a região", dispara sr. Francisco, um morador de Missão Velha, que tem muitas expectativas com a chegada da ferrovia.
Ao lado do amigo Gabriel, ele usou a hora do almoço para conferir o estágio das obras, que seriam inauguradas pelo presidente Lula. A curiosidade foi tanta que os dois desceram e foram ver de perto os primeiros 20 km prontos da estrada de ferro, concedida à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) durante a privatização, em 1997.
Tanto fascínio tem explicação. Hoje, o projeto está entre as três maiores obras privadas do Brasil, ao lado das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO). Quando estiver toda concluída, em 2013, a ferrovia terá 1.728 km de extensão e ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao sertão do Piauí. Transportará cerca de 25 milhões de toneladas/ano de grãos, minérios e gesso, além de uma série de outros produtos. Até lá serão necessários 3 milhões de dormentes (viga de cimento que sustenta o trilho), 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) de concreto e 90 milhões de m³ de escavações. Por enquanto, porém, apenas 1% de toda a obra está concluída, em quatro anos de trabalho.
Hoje, 800 km da ferrovia estão em construção. Alguns em estágio avançado, com a instalação dos trilhos, caso do trecho de Missão Velha. Mas a maioria ainda está em fase de terraplenagem e construção de pontes e bueiros, a parte mais complicada do projeto. Embora sejam menos acidentados que no Sudeste, os terrenos recebem tratamento pesado para ficarem planos. A terra retirada de áreas mais altas é usada para cobrir vales e deixar a estrada reta, pronta para a instalação dos trilhos.
Mas isso não é feito de uma só vez. A terra é colocada no local em pequenas camadas de 30 centímetros e depois recebe o tratamento de um rolo compactador. Em seguida, o mesmo procedimento é repetido - 65 vezes em alguns aterros - até o terreno ficar plano, explica o diretor de contrato da Odebrecht, Paulo Falcão. A empreiteira tem nove lotes da ferrovia em construção. Durante a visita do presidente Lula, a CSN assinou mais um contrato de quatro lotes com a construtora. Na ocasião, a empresa também fechou com a Andrade Gutierrez, que ficará com quatro lotes, e com a Galvão, que terá três lotes.
Ao lado do amigo Gabriel, ele usou a hora do almoço para conferir o estágio das obras, que seriam inauguradas pelo presidente Lula. A curiosidade foi tanta que os dois desceram e foram ver de perto os primeiros 20 km prontos da estrada de ferro, concedida à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) durante a privatização, em 1997.
Tanto fascínio tem explicação. Hoje, o projeto está entre as três maiores obras privadas do Brasil, ao lado das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO). Quando estiver toda concluída, em 2013, a ferrovia terá 1.728 km de extensão e ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao sertão do Piauí. Transportará cerca de 25 milhões de toneladas/ano de grãos, minérios e gesso, além de uma série de outros produtos. Até lá serão necessários 3 milhões de dormentes (viga de cimento que sustenta o trilho), 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) de concreto e 90 milhões de m³ de escavações. Por enquanto, porém, apenas 1% de toda a obra está concluída, em quatro anos de trabalho.
Hoje, 800 km da ferrovia estão em construção. Alguns em estágio avançado, com a instalação dos trilhos, caso do trecho de Missão Velha. Mas a maioria ainda está em fase de terraplenagem e construção de pontes e bueiros, a parte mais complicada do projeto. Embora sejam menos acidentados que no Sudeste, os terrenos recebem tratamento pesado para ficarem planos. A terra retirada de áreas mais altas é usada para cobrir vales e deixar a estrada reta, pronta para a instalação dos trilhos.
Mas isso não é feito de uma só vez. A terra é colocada no local em pequenas camadas de 30 centímetros e depois recebe o tratamento de um rolo compactador. Em seguida, o mesmo procedimento é repetido - 65 vezes em alguns aterros - até o terreno ficar plano, explica o diretor de contrato da Odebrecht, Paulo Falcão. A empreiteira tem nove lotes da ferrovia em construção. Durante a visita do presidente Lula, a CSN assinou mais um contrato de quatro lotes com a construtora. Na ocasião, a empresa também fechou com a Andrade Gutierrez, que ficará com quatro lotes, e com a Galvão, que terá três lotes.
No total, a Transnordestina custará R$ 5,42 bilhões - quase R$ 1 bilhão a mais que o previsto no orçamento inicial. Da mesma forma, a data de término da obra também foi revista. Era para estar totalmente concluída este ano, mas o primeiro trecho - entre Eliseu Martins (PI) e Suape (PE) - só ficará pronto em outubro de 2012 e a parte do Ceará, em 2013. Segundo o presidente da Transnordestina, Tufi Daher, a lentidão da obra nos primeiros quatro anos foi decorrente de uma série de contratempos, como a dificuldade na desapropriação das áreas e no financiamento.
Boa parte dos entraves já foi solucionada. Mas, no trecho do Ceará, 64% das áreas ainda precisam ser desapropriadas - a expropriação é feita pelo Estado com dinheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No caso da estruturação financeira, a obra tem empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (Finor). Até agora, a empresa já gastou R$ 1,6 bilhão, volume que deve crescer no início do ano, com a entrada em operação de outros canteiros, sendo um em janeiro e três em março.
Boa parte dos entraves já foi solucionada. Mas, no trecho do Ceará, 64% das áreas ainda precisam ser desapropriadas - a expropriação é feita pelo Estado com dinheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No caso da estruturação financeira, a obra tem empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (Finor). Até agora, a empresa já gastou R$ 1,6 bilhão, volume que deve crescer no início do ano, com a entrada em operação de outros canteiros, sendo um em janeiro e três em março.
Nesse estágio do empreendimento, o número de empregos - diretos e indiretos - deverá beneficiar 20 mil trabalhadores. Hoje, 11 mil pessoas trabalham com carteira assinada na construção. Como no resto do País, a questão da mão de obra especializada virou um gargalo para o desenvolvimento do projeto. Cerca de três mil funcionários tiveram de ser recrutados em outros Estados para atender a demanda. De acordo com Falcão, da Odebrecht, as maiores carências são os operadores de máquinas e equipamentos, cujo manuseio está cada vez mais sofisticado. "Mas falta de tudo: carpinteiro, pedreiro e armadores de estruturas de aço", diz ele.
Para aproveitar a mão de obra local, vários moradores da região passaram por treinamento. Alguns foram trabalhar na obra. Outros ficaram na fábrica de dormentes em Salgueiro (PE), a maior do mundo, segundo o diretor da Odebrecht. A unidade produz 4.800 dormentes por dia e emprega 300 pessoas.
Para aproveitar a mão de obra local, vários moradores da região passaram por treinamento. Alguns foram trabalhar na obra. Outros ficaram na fábrica de dormentes em Salgueiro (PE), a maior do mundo, segundo o diretor da Odebrecht. A unidade produz 4.800 dormentes por dia e emprega 300 pessoas.
Um deles é Verlandio Gonçalves Pereira, de 30 anos. Antes da Transnordestina, ele morava num sítio na zona rural de Salgueiro e ganhava a vida plantando cebola. Há um mês, foi aprovado para integrar a equipe da fábrica de dormentes, depois de passar por um processo de exames médicos que durou 20 dias. "Aqui o dinheiro é certo."
Os moradores que vivem nas margens da Transnordestina também decidiram tirar proveito das obras, que nos últimos meses provocaram uma reviravolta no cotidiano das famílias. É o caso de Solange Rocha de Souza, moradora de um sítio que fica dentro do lote 1 (do trecho Salgueiro/Porto de Suape). Há oito meses, trabalha no canteiro de obras da ferrovia como apontadora, seu primeiro emprego. Entra às 6h50 e sai às 15h20. Quando faz hora extra, estica até as 17h20. Nesse ritmo, já conseguiu comprar seu primeiro bem: uma moto.
Os moradores que vivem nas margens da Transnordestina também decidiram tirar proveito das obras, que nos últimos meses provocaram uma reviravolta no cotidiano das famílias. É o caso de Solange Rocha de Souza, moradora de um sítio que fica dentro do lote 1 (do trecho Salgueiro/Porto de Suape). Há oito meses, trabalha no canteiro de obras da ferrovia como apontadora, seu primeiro emprego. Entra às 6h50 e sai às 15h20. Quando faz hora extra, estica até as 17h20. Nesse ritmo, já conseguiu comprar seu primeiro bem: uma moto.
Solange conta que a mãe não está muito satisfeita com a obra. "Ela reclama da poeira, do barulho das máquinas e da movimentação dos trabalhadores. Aqui era muito silencioso." O descontentamento tem explicação. Os 800 km em construção da ferrovia abrigam 1.600 máquinas de todos os tipos, sejam escavadeiras, niveladoras e tratores. Só em Salgueiro são 300 máquinas.
Segundo Falcão, esse também tem sido um gargalo, já que o mercado está superaquecido. Além disso, a oferta de cimento está apertada. "Virou uma guerra conseguir produto de qualidade", diz Daher. Segundo ele, a CSN deverá inaugurar uma fábrica de cimento no Nordeste, que eliminará o entrave. É o que esperam todos os produtores que aguardam há anos que a ferrovia saia do papel para melhorar o transporte de cargas.
Segundo Falcão, esse também tem sido um gargalo, já que o mercado está superaquecido. Além disso, a oferta de cimento está apertada. "Virou uma guerra conseguir produto de qualidade", diz Daher. Segundo ele, a CSN deverá inaugurar uma fábrica de cimento no Nordeste, que eliminará o entrave. É o que esperam todos os produtores que aguardam há anos que a ferrovia saia do papel para melhorar o transporte de cargas.
Acidente de trânsito deixa policial militar gravemente ferido
O Policial Militar, José Simplício de Oliveira (45) estava em um veículo Fiat Uno Mille de cor cinza e placa KHD-0675 sentido Goiana-Recife quando se chocou contra o veículo Fiat Palio Fire de cor cinza e placa KKA-5116 do José Nilton Gomes (54) que estava no sentido contrário, o acidente ocorreu na BR-101, nas proximidades do destacamento do exército, em Goiana-PE.
Segundo familiares do José Nilton, o policial militar estava em alta velocidade, tentou se afastar de um caminhão e acabou se chocando no veículo deles. O policial saía de Goiana, cidade onde reside e estava indo para o 18º BPM em Recife onde trabalha.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado de Pernambuco enviou um helicóptero para o resgate do policial que estava gravemente ferido e preso às ferragens, seguindo para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. A outra vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, onde foi encaminhado para o Hospital Regional Belarmino Corrêia e transferido para uma unidade hospitalar da Unimed, em Recife.
Policiais Rodoviários e Militares estavam no local mantendo a ordem no trânsito.
Servidor Público é preso
O funcionário público, José Carlos Ferreira da Silva (45) foi detido em cumprimento ao mandado de prisão de número 90193.2010.8.17.0510 em Condado-PE. O imputado responderá pela infração do art. 132 do CPP (Proceder-se-á ao seqüestro dos bens móveis) por determinação do Juíz Dr. Henrico Duarte da Costa Oliveira.
População prende ladrão que roubou calça de vítima
A doméstica, Josecleide Severo de Andrade (24) teve a calça e R$ 36,60 roubados pelo imputado João Batista dos Santos (23) que foi detido por populares na rodoviária de Nazaré da Mata-PE. A polícia militar chegou em seguida ao local e não permitiu o linchamento do imputado. Durante a abordagem policial foi encontrado em posse do ladrão, uma faca peixeira. Ele foi preso e encaminhado a delegacia.
Apreensão de máquinas de azar
Polícia Militar apreende 8 máquinas caça-níqueis em estabelecimento no município de Buenos Aires-PE. Segundo o sargento Iraquitan, o efetivo foi informado sobre a prática ilegal de máquinas de azar através de uma ligação anônima. Foram presos em flagrante quatro elementos, o Robson Assis da Silva (18), José Laércio da Silva (19), Antônio Farias da Silva (21) e o infrator J.A.S. (17), em seguida os imputados foram encaminhados para a delegacia local.
Estudantes param o trânsito da Capital em protesto contra o aumento da passagem e prefeitura anuncia audiência
Quem passou pelo Terminal de Integração do Varadouro em João Pessoa presenciou uma cena atípica. Aproximadamente 100 estudantes, munidos de cartazes e panfletos, ocuparam o terminal para protestar contra o aumento da tarifa do transporte público da cidade. A manifestação foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFPB, que alegou ter sido excluído da reunião que encaminhou o aumento à Prefeitura.
Durante uma hora os manifestantes distribuíram panfletos, cantaram palavras de ordem e conversaram com os passageiros que se encontravam no local. A diarista Maria de Lurdes mostrou-se indignada com o reajuste de 10,5% na tarifa. “Pra mim, que sou trabalhadora doméstica, fica complicado pagar vinte centavos a mais nas quatro viagens que faço durante o dia. No final do mês, quase metade do meu salário é pra pagar o ônibus”, relatou.
Os manifestantes ainda seguiram em caminhada até o Paço Municipal, com o objetivo de agendar uma reunião com o prefeito Luciano Agra, para discutir os dados apresentados pela STTRANS e os donos das empresas concessionárias.
De acordo com o representante do DCE, Enver Cabral, os números dos últimos cinco anos dão conta de que o reajuste de 10,5% ultrapassa a necessidade das empresas de transporte público. “O reajuste sempre fica na margem dos 5%. Agora eles aumentam 10,5% e se quer justificam para a população o porquê desse valor”, declarou.
No início da noite uma comissão formada por estudantes e trabalhadores foi recebida pelo secretário de Articulação Política, Dunga Junior, que confirmou a realização da audiência hoje (30), as 15h30, no Paço Municipal. A reunião contará também com a presença da superintendente da STTRANS, Laura Farias.
29 dezembro 2010
Plantão Policial: Traficante Jimmy Clif preso no Balde do Rio em Goiana-PE

O açougueiro, Jimmy Clif Feitosa da Silva (27) foi preso por tráfico de drogas no balde do rio, centro, em Goiana-PE. Segundo a polícia militar, ao avistar a viatura o imputado tentou fugir em uma moto Honda CG 150cc Titan, de cor preta, ano 2010 e placa KHC-7248-PE, deixando para trás uma bolsa plástica contendo 36 pedras de crack.
Houve perseguição, o mesmo foi detido e conduzido a delegacia de Nazaré da Mata, onde foi entregue e autuado em flagrante.
Plantão Policial: Corpo encontrado pela família em Aliança-PE
O corpo do Fernando Farias (57) foi encontrado pelos familiares dentro da própria residência na vila COHAB, em Aliança-PE.
Segundo parentes, ele morava sozinho e não apresentava sinais de violência física, sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) afim de identificar o motivo do falecimento.
Segundo parentes, ele morava sozinho e não apresentava sinais de violência física, sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) afim de identificar o motivo do falecimento.
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