A instalação da fábrica da Fiat em Goiana, município pernambucano vizinho ao estado da Paraíba, tem criado oportunidades também para os paraibanos. Esta semana será finalizado o processo de pré-seleção de 1,3 mil trabalhadores que serão capacitados para ocupar vagas na construção do empreendimento.
Os trabalhadores serão recrutados na sexta-feira (16) no município de Pitimbu e no sábado (17) em Alhandra. Após a etada de pré-seleção, serão oferecidos cursos para capacitar esses profissionais a atuar em oito funções solicitadas pela empresa: ajudante, armador, carpinteiro, motorista de veículos pesados, motoristas de veículos leves, pedreiro, pintor e servente.
No total, a Fiat contratará sete mil pessoas, sendo 804 da Paraíba. A pré-seleção será estendida a 1,3 mil candidatos para garantir uma margem de segurança, mas segundo a gerente executiva de Emprego, Trabalho e Renda do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), Deise Farias, os trabalhadores qualificados poderão ser aproveitados em outras empresas.
Conforme recomendação da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, poderão se inscrever pessoas de qualquer município paraibano. O Sine-PB, responsável pela pré-seleção, já finalizou os cadastros nos municípios de Caaporã e Pedras de Fogo. Foram cadastradas mais de 800 pessoas nas duas localidades.
Por Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba