Em todas as esquinas, mesas de boteco e praças das de Goiana o assunto é recorrente: “Goiana está entrando numa fase de forte desenvolvimento econômico".
Porém, as conversas não são aprofundadas e nunca se fala ou se pensa no que esse forte desenvolvimento econômico representará para cidade. Como nesta coluna eu falo de Cultura, vamos avaliar o que pode ocorrer dessa relação entre o “grande desenvolvimento econômico” com a “produção cultural local”.
Em poucos anos, a quantidade de dinheiro que circula em Goiana será bem maior, como também a renda familiar média irá aumentará. Como conseqüência aumenta também o consumo, sobre tudo de bens relacionado ao lazer, fenômeno econômico típico que acompanha o aumento da renda familiar.
Com mais dinheiro em caixa, as famílias naturalmente irão gastar mais de seu orçamento com atividades como teatro, concertos musicais, cinema, espetáculos de dança e exposições artísticas.
Até aqui tudo ocorre muito bem, porém pelo posicionamento de Goiana entre duas capitais, esse dinheiro usado com esses bens citados, corre o sério risco de circular fora do município e escoar para Recife e João Pessoa.
Para que isso não ocorra e a cadeia produtiva local consiga fazer com que esse dinheiro circule dentro da cidade, é preciso se pensar em políticas públicas de fomento e fortalecimento dos agentes culturais municipais.
É preciso se pensar numa lei de cultura municipal, na ativação do Conselho Municipal de Cultura e na criação do Fundo Municipal de Cultura. Não podemos ver o desenvolvimento econômico não se traduzir no desenvolvimento da melhora da qualidade de vida.
Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Público de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da Comuna Cultural.








